sábado, 8 de dezembro de 2012

O Mito de Pandora

(Leia o post anterior, sobre o mito de Narciso e Echo! Clique aqui! :D )

Dando sequência aos mitos que venho postando por aqui durante esta semana, escolhi hoje a história que explica como a primeira mulher surgiu na face da terra: Pandora, forjada pelo deus Hefesto, por ordem de Zeus, como uma punição aos homens!

- O mito de Pandora

A história começa durante um banquete no Monte Olimpo, quando o deus Prometheu resolve pregar uma peça em Zeus. Ele oferece dois pratos ao grande deus dos deuses. Em um deles havia carne de boi escondida dentro do estômago do animal, com aparência repugnante. E no outro prato havia apenas ossos do boi, escondidos por baixo da gordura da carne, com aparência muito apetitosa. Obviamente Zeus escolheu o prato onde estavam os ossos. Zeus ficou furioso quando descobriu o truque, e por conta de sua raiva decidiu retirar o fogo dos homens mortais.

Prometheu, sentindo-se culpado e compadecido da humanidade, rouba o fogo de Zeus e devolve-o aos homens.

Prometeu leva o fogo à humanidade, Heinrich Friedrich Füger - 1817

Zeus, ainda mais enraivecido, condena Prometheu a ficar eternamente preso em uma rocha, onde seu fígado seria devorado diariamente por uma enorme águia. Porém, como Prometheu era um deus, e, portanto, imortal, toda noite seu fígado se regenerava completamente, e no dia seguinte seu sofrimento recomeçava...

Como forma de punição aos homens mortais, Zeus manda que o deus Hefesto crie uma mulher, a partir do barro. Pandora, a primeira mulher da face da terra, é trazida à vida pela força dos deuses dos ventos, e segundo as palavras de Hesíodo:

“Dela vem a raça das mulheres e do gênero feminino:
dela vem a corrida mortal das mulheres
que trazem problemas aos homens mortais entre os quais vivem,
nunca companheiras na pobreza odiosa, mas apenas na riqueza.”

Pandora, por Jules Joseph

Para piorar ainda mais a reputação das mulheres na Mitologia Grega, ainda existe o mito da caixa de Pandora. A primeira mulher do mundo, tomada por sua curiosidade, abre essa caixa, que segundo claras orientações de seu marido, Epimetheu (irmão de Prometheu) deveria ficar para sempre lacrada. E assim ela libera todo o males do mundo, fechando a caixa apenas a tempo de salvar a “esperança”, que continuou  salva, dentro da tal caixa!

Leia mais! Clique aqui!


Nenhum comentário: